Adoção

Adotar além de ser um ato de amor, é um apoio à saúde pública

Em Tijucas, o número de abandonos vêm crescendo a cada dia. São centenas de animais sem abrigo, sem comida, sem assistência médica, deixados à própria sorte. É necessário o apoio da população para que este quadro seja amenizado ou até mesmo revertido.

Ao adotar um animal, você precisa estar atento e preparado para alguns detalhes:

  • Existe um período de adaptação tanto para o animal quanto para os humanos da casa. Durante este período ele pode vir a chorar, latir, fazer as necessidades fora do local desejado e até mesmo estragar itens da casa, será uma fase, mas é muito possível que ela realmente aconteça, portanto, é necessário ter paciência e ensinar.
  • É necessária a consciência de que este animal precisará de castração, tomar vacinas anualmente, vermífugo semestralmente e medicamento mensal ou coleira anti-parasitas e que esta responsabilidade é unicamente do tutor.
  • Sem dúvidas ele envelhecerá, e a responsabilidade sobre este animal é até o fim de sua vida, portanto, ele precisará de cuidados extras nessa etapa da vida.
  • Ele precisará de água fresca, comida, local higienizado periodicamente, atenção e muito amor.
  • Animal acorrentado também é caracterizado maus-tratos, e para o caso de animais bravos que realmente necessitem permanecer presos, existem regras para mantê-los nessas condições.
  • É possível que este animal fique doente e você precise levá-lo ao veterinário.

Mas tudo isso não se compara a todo amor que eles nos dão sem esperar absolutamente nada em troca.

Você sabia que Maus-tratos é crime passível de prisão?

O abandono também é considerado maus-tratos! Os animais estão protegidos pelas leis 9.605/98 e 1.464/20, que estabelecem que cometer abuso, maus-tratos, ferir, mutilar ou matar animais é crime, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda.


Se testemunhar um animal sendo abandonado, um animal de rua doente ou sofrendo maus-tratos, não hesite em denunciar! Entre emcontato com o GOR (Grupode Operações de Resgate) pelo telefone (47) 99651 9961.


A Associação Anjinhos Peludos é formada por um dedicado e pequeno grupo de voluntários que, desde 2014, luta pela causa animal. Esses voluntários conciliam suas vidas pessoais e suas atividades na associação sem receber nenhuma remuneração. A manutenção dos animais em lares temporários, bem como a arrecadação de ração, vacinas, medicamentos, consultas e cirurgias, só é possível graças às doações recebidas.

Caso não possa adotar, você
pode ajudar doando.

Aponte a câmera e doe!

Chave Pix CNPJ: 22.768.661.0001/02
Associação Anjinhos Peludos